segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Estou ficando enjoado...



Sintomas de uma gravidez desejada

Neste último fim de semana aqui em Recife houve um congresso de avivamento promovido por um dos ícones da mídia gospel nacional. Eu não fui e não gostaria de expressar o que senti por não ter participado, mas não consigo calar meus pensamentos em relação aos rumos que estão dando ao evangelho de Jesus Cristo.

Não quero ser mais um da turma do contra, que critica muitas vezes apenas para mostrar a sua  crítica, nem sou daqueles que é avesso a todo e qualquer tipo de novidade ou modismo no meio evangélico, pois creio em um Deus que é inspirador e que deu dons e talentos aos seus servos para o crescimento do reino.

Os melhores ambientes são alugados, a iluminação e sonorização são profissionais, nos deparamos com verdadeiras super produções que encantam aos olhos dos servos de Deus que pagam ingresso para receber o que de graça foi dado por Deus aos ministradores  nestes eventos.

Os pregadores da mídia são a atração, com sua eloqüência,  carisma  e suas técnicas de condução  e domínio de grandes públicos, garantem a benção do negócio, digo eu, do evento.

Mensagens  bem elaboradas, cheias de apelos emocionais e frases de efeito e muitas vezes com doses excessivas de auto ajuda,  enchem o coração dos ouvintes de esperança e de expectativa de solução de seus problemas.

Os pastores e líderes locais, que estão neste público sentem-se atraídos por estes gigantescos  e desejáveis ministérios , e saem destes lugares contagiados por uma ambição perigosa em seus corações e para seus ministérios.

Eu creio que Deus nos dá grandes visões e sonhos e que nos faz andar em lugares altos,  pois estas promessas estão escritas em Sua palavra. O que me preocupa é a interpretação delas, quando influenciada pela natureza humana sedenta de glória para si mesma.

Para tentar entender isto, vou às escrituras e procuro na vida e história de Jesus Cristo as ambições ministeriais e estratégias semelhantes ao que vejo hoje. Não encontro. O que leio e entendo do ministerio de Cristo, que é o cabeça da igreja, é uma atitude anti-fama e de fuga desta necessidade de aparecer grande entre os homens. Talvez porque ele  realmente seja grande, não sinta esta necessidade.

Leio sobre um Cristo que antes de iniciar seu ministério foi levado pelo Espírito  para ser tentado no deserto, o diabo o  levou até pináculo do templo e propôs, em outras palavras,  que Jesus inciasse sua aparição pública de forma triunfial, saltando do pináculo sobre o templo.  Tendo os seus anjos lhe segurando para que não tropece em nenhuma pedra Ele apareceria diante dos homens como um legítimo filho de Deus e  desta forma todos veriam o seu poder e autoridade e não duvidariam  dele.  Mas vejo Cristo resistindo, vencendo a tentação da ambição em ter um ministério super pop, quando este não é de acordo com a palavra do Seu Pai. Vejo em outros momentos  um Jesus que faz  questão de não ser popular, de não estar alardeando suas curas e milagres e que pede para o ex-cego e ex-leproso não comentarem o que Ele fez em suas vidas. Hoje assisto o inverso desta promoção do Reino,  quando tantos ministros   gastam muito tempo entrevistando e exibindo em filas as curas e milagres nos fiéis.

Este meu enjôo melhora um pouco quando aspiro por um tempo em que o evangelho seja  despretensioso de estar na mídia, em que  a sua maior estratégia de crescimento seja o amor  e poder de Deus que se propaga de forma pessoal, praticada por cada membro do corpo de Cristo. Anseio por uma igreja em  que  dia a dia o Senhor vai acrescentando os que vão sendo salvos, e esta comunidade caindo na graça do povo  pelo seu  amor,  sua unidade,  sua comunhão e o partir do pão com os necessitados.

Fico esperançoso em chegar o  tempo em que veremos um grande evangelho avançando nas mãos de milhares de pequenos ministérios itinerantes e desprovidos de fama ou promoção. Hoje vejo um pequeno evangelho sendo conduzido por grandes e famosos ministérios que usam por muitas vezes o crescimento e a fama como alimento para o ego dos seus líderes, que já partilham em suas placas denominacionais o seu nome com o de Jesus Cristo.

Gosto de fazer contas, e algumas vezes paro para pensar em quanto custa cada minuto de programa em uma rede de televisão a nível nacional, sei que são valores altíssimos usados para expor um evangelho que poderia  e deveria ser feito por cada membro do corpo de Cristo nos quatro cantos deste país. Parece ser mais fácil e cômodo aos fiéis ser um associado, um auxiliar ou colaborador de um programa evangelístico do que ser um evangelista no dia a dia. Isto, por acaso seria a terceirização da mão de obra evangelística?

Imagino o quanto a igreja de Jesus Cristo  impactaria ao mundo, se estas mesmas quantias de dinheiro  fossem utilizadas para promover a verdadeira religião que, como diz Tiago em sua carta, consiste em ajudar aos órfãos e viúvas em suas necessidades?

Espero que este meu enjôo seja um dos sintomas de uma gravidez por mim desejada, que prepara o meu coração para o [re]nascimento deste sonhado evangelho  autenticamente bíblico, guiado exclusivamente pelo Espírito de Deus e direcionando a Deus toda a glória, fama e reconhecimento. Peço ao  Pai ousadia para  assumi-lo, e defendê-lo diante de uma geração que faz questão de abortá-lo.

Com amor e graça,

Dailson

5 comentários:

  1. A paz do Senhor meu irmão.
    Essa mensagem é perfeita! Participei desse evento na sexta-feira à noite trabalhando no local... Durava todo o final de semana, mas não consegui voltar nos outros dias, acordei no sábado cabisbaixa, não tive vontade de fazer nada, apenas uma necessidade de ficar quieta sozinha com Deus...Estava difícil descrever pras minhas amigas que me perguntavam porque não tinha mais voltado...Encontrei a resposta: "Enjoada". Senti-me exatamente assim e não conseguia discernir como me sentia.
    Deus continue lhe abençoando!Que sua graça e revelação sejam abundantes na sua vida.

    Merinha

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz pastor, gostei muito do seu blog, gostaria de saber se futuramente poderei sugerir algum tema ( logicamente se positivo terei que pensar em algum).
    Quanto ao enjôo, posso te garantir que não és o único a senti-lo, a observar o caminhar do evangelho nos últimos dias; mas é exatamente por isso: estamos vivendo os últimos dias...
    A Igreja tem se distanciado do foco, principalmente a juventude tem buscado mais eventos, shows e esquecido de buscar a Deus e de viver o genuíno evangelho. Você (será que posso chamá-lo assim?)em nenhum momento usou a palavra idolatria, mas qual seria a diferença entre os ídolos musicais, atores do mundo ,para a forma que hoje os evangélicos tem-se comportado diante de cantores da música gospel, palestrantes, pastores e pregadores? Muitos vão aos cultos, freqüentam igrejas muitas vezes por causa do pastor e quando o mesmo muda de igreja, as pessoas também ou mesmo pulam de igreja em igreja e ainda dizendo que foi direção do Senhor. Exatamente hoje (22/10/08)estava conversando com uma moça católica que disse não ir a shows evangélicos por serem iguais aos do mundo, e acrescentou: "depois falam dos católicos..." (até os de fora estão notando que o último a ir a esses locais é Deus que não é o centro das atenções).
    Atualmente os "ÍDOLOS GOSPEL" tem promovido vários destes eventos, agora te pergunto: eles o fazem porque tem público ou o público é que está sendo conquistado por eles? Será que muitos estão sendo meninos inconstantes levados por qualquer vento? Gostaria de saber sua opinião!
    Deus continue te usando e te abençoando, pois grande será o teu galardão!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. "O teu reino e´o de todos os seculos, e o teu dominio subsiste por todas as geraçoes. O Senhor e´ Fiel em todas as suas palavras e Santo em todas as suas obras" SL.145.13
    Nem todos tem buscado entender a palavra em obediencia, tem vivido um evangelho sem compromisso, sem santidade e principalmente sem intimidade com o Pai, por isso as obras tem apenas impressionado a homens, mas n tem alcançado o coraçao de Deus nem consolidado o verdadeiro evangelho....Mas creio que Deus tem levantado uma geraçao que nao se conforma com esse mundo como diz la em Rm.12.2 para viver a perfeita e agradavel vontade de Deus temos que nao apenas estar no meio do povo mas expressar ainda que sem palavras a vida de Cristo em nos.
    "Assim, porque es morno e nem es quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca" Ap.3.16
    Esse enjoo creio que e´ provocado pelo Espirito Santo, mas como falou temos nao apenas q criticar mas orar por essas pessoas e viver o verdadeiro padrao de Deus.....as pessoas gritam por socorro mesmo estando no silencio, mas muitos tem buscado respostas prontas procurando homens, e os "ministros de Deus" muitas vezes se aproveitam disso e nao levam pessoas a dependerem de Deus e sim deles, por isso a busca de status, poder......mas sao dias de arrependimento, restauraçao, e como igreja temos q nos arrepender por esses pecados independente de quem foi, afinal somos corpo de Cristo.......
    "Tao certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, visto que as minhas ovelhas foram entregues a rapina e se tornaram pasto para todas as feras do campo, por nao haver pastor, e que meus pastores nao procuram minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmo e nao apascentam as minhas ovelhas." EZ 34.8
    Concordo com vc quando disse a respeito do evangelho que muitas vezes n tem sido pregado, n vejo problema em a midia ser mais um canal de bençao, mas o evangelho n pode ser apenas virtual, afinal Jesus estava sempre no meio das ovelhas e pastor tem q ter cheiro de ovelha....o ser humano tem se distanciado de varias formas chegamos ao ponto de tentar humanizar o que eh humano.....
    Que enjoo gerado pelo Espirito seja convertido em frutos em nossa geraçao!!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá meu amigo e Pastor Dailson,que Deus continui a te dar mais e mais sabedoria da palavra Dele. E continui a semear o que lhe foi dado, para você colher o que lhe foi prometido. Amém um forte abraço

    ResponderExcluir