terça-feira, 7 de outubro de 2008

Aprendendo com a minha [i]maturidade...



Hoje sou maduro o suficiente para não esconder minhas crises, e talvez inocente demais para ser tão transparente. Mas o que tenho aprendido é que as pessoas se aproximam  e se identificam mais comigo através dos meus pontos fracos. Afinal, ainda somos humanos, demasiadamente humanos, como afirmou Nietzsche, e não creio que seja plano de Deus nos desumanizar, mas aperfeiçoar nossa humanidade, tendo como referencial a pessoa de Jesus Cristo.  Este caminho é muitas vezes tenebroso, mas necessário. Sempre surpreendente, mas nunca indiferente.  Tem começo, mas não tem fim. Foi dando os primeiros passos nesta estrada, que escrevi: 

Um menino consciente

O que faz um homem ser maduro?

O que o diferencia de ser um menino?

As rugas indesejadas em seu rosto?

Ou a trajetória traçada por seu destino?

 

Torna-se falha a experiência de vida

Quando trata dos caminhos do coração,

Pois mesmo as dores antes vividas

Nem sempre amadurecem a emoção.

 

Hoje adulto, às vezes me sinto menino,

E questiono o que me fez a maturidade

Quando por vezes sou tímido, retraído e franzino

Mas  agora, sou consciente desta verdade.

 

Meu desafio como homem-menino,

É reconhecer esta minha fragilidade,

E, enfrentando as curvas do meu destino

Poder  revelar a minha maturidade.


Com amor e graça,

Dailson

6 comentários:

  1. Olá Pastor Dailson! Muito boa a sua iniciativa em fazer um blog... Creio que tudo que Deus permite em nossas vidas, inclusive o sofrimento podem no futuro edificar a vida de pessoas que passam pela mesma situação que nós... Tenho testemunhado isso na minha vida e isso é visível na sua. Todas as vezes que reconhecemos nossa incapacidade diante de algo é então que somos fortes porque nosso Deus nos reveste de força. Lendo todas as suas postagens a única coisa que veio ao meu coração foi: Deus é bom! Deixo aqui para sua meditação o texto de Isaías 55:8 a 11. Deus é fiel e o seu amor e sua presença nas nossas vidas é maior do que qualquer bem que possamos pretender aqui na terra. Também tenho um blog o endereço é http://meritcha.blogspot.com. Se quiser fazer algum comentário pode ficar a vontade.
    Deus o abençoe ricamente.
    Em Cristo,
    Merinha

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Pastor... ( posso lhe chamar de Dailson?) Creio que essa é uma luta de todo cristão.Não é fácil viver aqui no mundo pois creio que todo aquele que viu e conheceu a Deus sente saudades e almeja estar com o autor e consumador de sua fé. Nosso alvo é a Nova Jerusalém descrita em Apocalipse 20:9-26. Jesus já revelava essa preocupação em João 17:1 -26 e orou pelos seus discípulos.
    Mas, enquanto esse dia não chega, devemos buscar ter uma vida que agrade e glorifique a Deus não nos corrompendo com o que o mundo oferece,e por outro lado devemos buscar estar com as pessoas que Deus coloca nas nossas vidas pedindo a ele que nos ajude a mostrar sua graça,amor e misericórdia. Porque é assim que ele faz conosco, sempre...
    Então, na busca deste equilíbrio temos um Deus poderoso e grandioso que nos guarda , nos protege e nos livra de todos o mal.
    Gosto de ir ao cinema, sair pra conversar com amigos, rir, brincar, me alegrar; só não quero e peço sempre a Deus pra não ficar buscando a glória desse mundo , gastando minhas energias em coisas que são passageiras.
    Que maravilhoso é saber que não precisamos viver como monges tibetanos ,nem tão pouco como pessoas que jamais conheceram o amor de Deus; temos um Pai que nos guarda para que não percamos a firmeza e venhamos a cair e que nos ajuda a crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Um forte abraço
    Merinha

    ResponderExcluir
  4. apaguei a postagem anterior pois visualizei uns errinhos de ortografia =P

    ResponderExcluir
  5. Mostrar os pontos fracos, principalmente quando se tem um ministério, ajuda a outros a saberem que o ser cristão é possível, que a santidade é possível ao "ser humano". De forma alguma Deus quis nos desumanizar, inclusive nos dando a parte nesta vida, os manjares, o gozar a vida com a pessoa amada.Jesus veio para nos salvar, ligar-nos novamente a Deus e nos restaurar a estatura de varão perfeito. E mais, veio para que tenhamos vida e vida com abundância.
    A maturidade para mim vem com a experiência, é saber a melhor forma de agir em determinada situação. Porém é verdade que em algumas coisas pouco amadurecemos, e há situações em que não sabemos como agir... Surge então a criança, envolta em seus temores, e ansiedades ( sentindo saudades do que nunca viveu... ( deixe o medo de viver de lado, ouse, seja feliz, Deus dá para nós o melhor desta terra, veja com os olhos do Senhor, já que com os nossos não vemos - uma experiência que tive, e esta gerou a minha conversão, foi quando conversei com Deus e pedi que Ele me colocasse em um bom caminho, pois eu não sabia escolher..., num bom caminho você já está, agora seja sincero com Deus e admita que não sabe escolher, muitas vezes, e que para vencermos os medos é necessária a intervenção divina, a escolha que vê em mais de 3D, pois Deus vê em ND)).
    O menino, o homem, você, um só!
    "Você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo, são crianças como você, o que você vai ser quando você crescer..."

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha lido este texto... fiquei curiosa para saber o conteúdo.

    Seu gênero literário é um gênero narrativo do tipo ensaio mesclado com um gênero lírico. Adoro a composição dos seus texto. Muito criativo e acima de tudo gostoso de ler, por que você traz(rs) em forma de poesia suas verdades subjetivas sobre o comportanto maturo x imaturo.

    O conteúdo do texto:

    É, no meu entender, a busca da compreensão de seu comportamento frente as diversidades da vida. É também uma busca de compreender sua reação frente as investidas do outro...(outras pessoas) e você mesmo apazigua sua alma quando traz (rs) a reflexão de Nietzsche sobre a humanidade do humano (é uma redundância), mas Nietzsche acreditava tanto no humano que acabou aniquilando Deus, mas isso é outra história.
    Então, pastor, ao paziguar sua alma você entra em sintonia com sua maturidade sem perder de vista sua imaturidade: disse o apóstolo Paulo: quando eu era menino agia como menino...agora que sou homem...
    Você nesse texto nos convoca a nunca deixar morrer a criança que existe dentro de nós.
    "O caminho da maturidade é por demais tenebroso, mas necessário" - sábias palavras. Esse caminho nos implica a agir com moderação, com a cabeça, e sempre levando em consideração o nosso crescimento pessoal e espiritual com atitudes sérias e compromissadas tanto Deus como com o nosso semelhante.
    Agora um pensamento, que não é meu, mas aplicável aqui: "a timidez é uma condição estranha da alma humanana, que abre uma janela para a solidão".
    Quando levamos isso para nossa consciência fica mais fácil lidar com essa condição... não se desespere... eu nem notei que você era tímido...rs
    e acredite eu também sou, mas quem não é, em algumas situações!
    Bj querido, fica com sempre com Deus e bom fim de semana
    Iris

    ResponderExcluir