O texto é um pouco longo, mas vale a pena ler e refletir...
Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém se os seu olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível esta escuridão! (Mateus 6:22 e 23 NTLH)
Foi assistindo ao uma comédia romântica chamada "o amor é cego", que pude comprovar de uma forma tão simples e profunda estas verdades faladas por Jesus no texto acima. De uma forma muito bem elaborada e divertida, Hal (Jack Black) um cara altamente superficial que só procura nas mulheres a beleza exterior é "hipinotizado" e começa a enxergar a beleza interior das pessoas camuflando a forma física real. A confusão se instala pois todos passam a pensar que ele está louco, e nem ele sabia que estava enxergando as pessoas pelos olhos do coração.
Falando de uma maneira não fisiológica, os olhos têm uma ligação direta com o coração, e a maneira como enxergamos a vida é totalmente influenciada pelo estado em que se encontra nosso coração.Muitos conhecem a máxima: “O que os olhos não vêem o coração não sente”, mas acredito que é exatamente o contrário em alguns momentos, poderia inverter falando: “os olhos vêem o que o coração sente”
O coração pode colocar lentes em nossos olhos que mudarão totalmente a visão que estamos tendo de tudo. Uma mesma situação pode ser vista com olhos diferentes, como exemplo no caso do coração otimista e do coração pessimista. É interessante a história de dois amigos que numa festa sentaram em uma mesa com outros colegas e olharam para uma garrafa de coca cola que estava exatamente pela metade. O pessimista pensou: "Que droga, já tomaram a metade da coca!," enquanto o otimista enxergando a mesma imagem pensou: "Que legal, ainda sobrou metade da coca!!!"
Jesus falou que os olhos são como uma luz para o corpo, e Ele tem "know how" de sobra para nos fazer acreditar em suas palavras, pois fomos criados por ele, e como um bom criador, conhece profundamente a sua criação. Jesus conhece profundamente a alma humana, ele sabe como o homem funciona, sabe de seus sentimentos, de suas carências, de tudo.
Ele afirma que a maneira que olhamos o mundo vai determinar o destino de nossas vidas, o segredo da vida vitoriosa está em como estamos vendo a vida. Claro que entendemos que os olhos neste texto falado, referem-se à mente, pois se fosse interpretação literal todo cego não teria luz em sua vida, pois não consegue enxergar. Jesus afirma em alto e bom som que precisamos estar atentos à maneira que estamos enxergando a nossa vida, pois isto vai ser vital para o destino da nossa existência. Há pelo menos duas maneiras de enxergar a vida de acordo com este texto: com olhos bons e com olhos maus
Se os teus olhos forem bons (simples), todo teu corpo terá luz...
O que seriam estes olhos bons? No texto original a palavra também é traduzida “simples.” Que exemplo melhor de os olhos simples de uma criança! Quanta pureza há no olhar de uma criança! Lembro dos meus dias de criança, que via o mundo de forma toda diferente, via minha família como algo perfeito, maravilhoso, até que cresci e conheci o bem e o mal, e alterei meus olhos.
Na realidade os olhos bons são o reflexo de um coração cheio de bondade, de amor, de misericórdia, de longanimidade, de mansidão, ou seja, os olhos bons são o reflexo de um coração cheio do fruto do Espírito.
- Os olhos bons enxergam nas pessoas más o que elas conservam de bom.
- Os olhos bons enxergam na lutas a oportunidade de aprendizado
- Os olhos bons enxergam nos fracassos a oportunidade de crescimento.
- Os olhos bons enxergam na tragédia, a possibilidade de conhecer mais o amor e o conforto de Deus.
Com os olhos bons a vida se torna mais bela, mais rica, mais aproveitada, mais vivida, independente do que nos aconteça.
Com os olhos bons o corpo tem mais saúde, a vida tem mais sentido, tem mais sabor.
Quem tem os olhos bons, tem mais alegria, mais disposição, influenciam positivamente aos outros, são exemplos aos fiéis, e em tudo glorificam a Deus.
se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso...
A outra maneira de ver e viver a vida, é enxergá-la com os olhos maus.
Os olhos maus são originados de um coração transbordante de maldade, de pecado, de rancores, de ressentimentos, de amarguras.
Os olhos maus são gerados num coração cheio de desanimo, de pessimismo, de coisas negativas.
Estes sentimentos quando não tratados por Deus, quando não curados, vão formando uma casca sobre a visão que o homem tem da vida, como se fosse uma catarata.
Quando os olhos são maus, o homem é um poço de pessimismo, de inconformidades, de maledicências, que contaminam a qualquer um que se aproxima.
Os olhos maus são também acusadores, e os fracassos da vida desta pessoa, são justificados nos outros:
- é culpa de meus pais que não me deram educação!
- é culpa de minha infância que foi muito pobre!
- é culpa de meu marido ou de minha esposa, que não me apoiaram!
- é culpa do governo que não me deu chance de crescer na vida
- é culpa desta crise que enfrentamos que não me deixa ganhar dinheiro!
Quando o olho mau toma conta da vida, creio que o ser humano está em depressão! Tudo é mau, não há sentido na vida, não tem solução, e viver assim só tem um rumo certo: uma vida de trevas, e como diz o texto, densas trevas!!!!
Como curar os olhos? Como transformá-los? Como manter os olhos bons?
Os olhos são um reflexo do coração, da mente, e a transformação não vem da mudança nos olhos, mas na mente O apóstolo Paulo dá a receita aos ouvintes de Roma (Romanos 12: 2):
E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
O mundo tem um efeito colateral muito claro em tudo que nos proporciona: Desgasta a saúde emocional da mente humana com tudo que há nele: as paixões da carne, a cobiça, a imoralidade, a injustiça, o desamor, a violência...
Mas não poderemos nos isolar deste mundo, pois não poderemos viver fora dele, bem como ele precisa de cada um de nós, porém poderemos renovar constantemente a nossa mente em relação a tudo isto.
Vejamos o exemplo do pneu de um carro ao rodar numa estrada lisa, vai tomando a sua forma ficando liso também, é necessário que seja renovado, recapado para que não deixe de cumprir sua missão de aderir ao piso. A nossa mente precisa desta renovação diária, mas como fazer?
Quando acordamos e enxergamos o mundo cinza, o que fazer?
Quando a vida parece não ter sentido naquele dia, o que fazer?
Quando achamos que tudo está errado, que as pessoas não prestam, que a morte talvez seja a melhor saída, o que fazer?
O profeta Jeremias exercitava assim sua mente, para enxergar com olhos bons o que Deus tinha preparado para os seus mesmo em meio a uma calamidade, vejamos como ele renovava sua mente:
Lamentações de Jeremias 3: 21 a 26
Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança.(Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança):
A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam- se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz minha alma; portanto esperarei nele.
Precisamos ter a atituide de buscar na nossa memória esta renovação, e não esperar que nossos pensamentos positivos fluam por si mesmo. Isto é um exercício. O que trago à mente todos os dias, pode me trazer esperança ou desespero, depende de mim!
Segundo o profeta que estava passando por um momento crucial na sua vida, foi buscar a renovação da sua mente nas seguintes verdades:
1. “A benignidade do Senhor jamais acaba”
Por mais que os dias sejam maus, que as pessoas sejam más, posso confiar na benignidade do Senhor na minha vida, isto me trás esperança.
2. “As misericórdias do Senhor não tem fim e se renovam em cada manhã”
Por mais que eu erre, que eu faça algo que desagrada profundamente a Deus, eu poderei ter certeza que não serei destruído, que ele me perdoará se o clamar, se me voltar para Ele.
3. “Grande é a fidelidade do Senhor.”
Mesmo que em minha vida só veja traidores, caluniadores, homens cuja infidelidade é freqüente, sei que para mim Deus vai agir diferente pois é fiel.
4. “A minha porção é o Senhor”
Por menos valor que o homem possa me dar, por menor que sejam as minhas riquezas neste mundo aqui, por mais escassez que eu enfrente, tenho a certeza que sou rico pois a minha herança é o Senhor, e com Ele nada me faltará.
5. “Portanto esperarei nele”
Este é o resultado de uma mente renovada: a confiança no Deus Eterno, que reduz a ansiedade, que traz paz ao coração e renova a esperança.
Este é o positivismo bíblico, correto, no qual a fonte de renovação não está no próprio homem e sim em Deus que pode todas as coisas, que não frustra, não falha, mas transforma o coração do homem a tal ponto que seus olhos se tornam bons, e sua vida será luz neste mundo.
Como você tem enxergado a tua vida?
Você tem os olhos bons ou maus?
Os teus olhos enxergam de acordo com o que está no teu coração, então para mudar os olhos, é necessário uma mudança de coração.
Peço aDeus para que você se deixe ser operado divinamente em seu coração, e para que depois disto, enxergue a vida com os olhos bons, olhos de Deus, que irão transforma-la em uma vida de luz.
com amor e graça,
Dailson
Parabens pela iniciativa do blog, é bom ter um espaço pra compartilhar as idéias, por sinal, bem verdadeiras e humanas, fazendo coerência com o título do blog.
ResponderExcluirEsse texto dos olhos da alma então... Hummmm, muito bom!
O livro Maravilhosa Graça é um dos meus preferidos, lÊ-lo foi um abraço de Deus na minha alma. Muito beam indicado.
AH! para um aspirante de escritor, vc ta muito bem, viu???
Bjo e até o próximo texto
Bem, quanto ao filme eu o assisti e gostei muito.
ResponderExcluirUm ponto que não foi focado por você e acho interessante comentar é o fato de que geralmente os homens (sexo masculino) por mais santos que sejam, por melhores intenções que tenham, sempre são atraídos pelo que vêem, desperdiçando muitas vezes a rica oportunidade de conhecer o verdadeiro amor.(muitas mulheres também)
É bem verdade que os nossos olhos se voltam para aquilo que queremos ver, concordo quando você diz que os olhos vêem o que o coração sente, confesso nunca ter analisado por este ângulo.
A nossa maneira de olhar é influenciada também pelo nosso humor, pois uma situação corriqueira num dia de “stress’ pode ser vista diferente.
Realmente o nosso olhar reflete o fundo da alma, reflete o fruto do Espírito, com suas nove virtudes.
Olhar como o Senhor: ver o que tem de bom nas pessoas más, só quem consegue é quem tem o batismo com o Espírito Santo. Enxergar oportunidades nas lutas, crescimento no fracasso: só com fé e confiança! E por último conhecer mais o amor de Deus e seu conforto na tragédia: confesso é sublime; com certeza, estando eu nesta situação O buscaria, pois neste caso só Ele poderia me consolar e ajudar, mas enxergar esta oportunidade não sei se seria assim comigo, e espero não descobrir...
Já os olhos maus, digo que infelizmente há muitos cristãos vivendo assim presos, sem intimidade com o Senhor, culpando os outros por suas más escolhas, sem querer carregar a sua cruz!
Lembro-me até hoje de um ensinamento que aprendi contigo: temos que ser como as garças ( fiquei em dúvida agora sobre a ave, mas creio que era garça) em meio ao lamaçal, mas sem se contaminar. Carrego isto comigo até hoje! Devemos nos transformar ( pela renovação do nosso entendimento) e transformar o mundo e não ser transformado por ele.
Na presença de Deus até a tristeza salta de alegria, estou há quase sete anos esperando a minha vitória, mas não há depressão, nem tristeza ( pois ela esta saltando de alegria diante do meu Senhor que me acompanha todos os dias).
Resumindo: buscar a Deus e ter intimidade com Ele é segredo para se ter bons ( simples) olhos, para vencer os desafios ( pulando muitas vezes do SL 40 para o SL 70), para não se deprimir.
Pr., Deus continue te abençoando grandemente, varão valoroso!!!!!!!!!!