sábado, 4 de outubro de 2008

Sintomas de saudade…

esperar nem sempre é bom

Há dias em que parece que o retrovisor da nossa existência torna-se maior que o pára-brisa, o futuro se desfoca e vivenciamos o passado de tal forma que o nosso coração [re]vive todos os sentimentos guardados.

Há um ditado que fala que águas passadas não movem o moinho, mas para o coração esta regra não serve. Ele está presente para dar sabor à nossa viagem de volta ao que já vivemos…

Porém como um juiz imparcial, nossa mente não apenas nos conduz de volta aos bons tempos, muitas vezes lembramos de maus momentos, de coisas que, se nos fosse dada a opção, nunca relembraríamos.

Será que isto é bom, será que é saudável? Temos alguma vantagem em embarcar nestas viagens nostaugicas?

Dirigir um carro em uma avenida movimentada olhando apenas para o retrovisor não é apenas muito perigoso, como é fatal na maioria dos casos. Mas, dirigir nas mesmas condições sem ter um retrovisor para olhar o que está atrás também não é sensato.

As nossas lembranças têm um lugar especial em nossas vidas, e o grande segredo é saber como fazer uma releitura de cada uma delas. Para que serve lembrar de uma decisão errada que trouxe muita dor? Para que nos oriente com mais sabedoria nas decisões futuras. E uma o que fazer quando fomos abandonados por alguém que era tudo pra nós? aprendemos que a ninguém, a não ser Deus,  devemos nos entregar de corpo e alma. Estaremos relembrando da falibilidade humana quando lembramos dos erros que cometemos no passado.

O pára-brisa e o retrovisor estão sempre diante de nossos olhos e são essenciais para nos conduzir em segurança na estrada da vida. só precisamos guardar as devidas proporções.

E por falar em saudades…

DESPEDIDAS

Paulista, 30 de Janeiro de 2006

Nesta bela e breve vida, poucas coisas

São tão tristes quanto a hora da despedida:

É saber que ficaremos longe de quem amamos,

É ter predestinada a indesejável distância

que afoga a esperança de manter amizades vivas.

Cada palavra e cada gesto, são profundamente marcantes

Momentos mágicos, que mesmo quando não fotografados,

Nunca saem da nossa mente.

O peito se enche da dor da saudade.

E, movidos pela força do destino

deixamos para trás quem não queríamos.

Estou indo, mas, parto partido

Pois parte de mim está comigo,

E a outra parte fica em cada coração guardada.

Ah, como almejo o doce dia da eterna vida,

Onde não mais haverá histórias de despedidas

Apenas gozo, celebração e encontros.

E as lágrimas, antes nestes momentos vertidas,

Serão enxugadas pelo autor e consumador da minha fé.

Dailson

Boas lembranças!

7 comentários:

  1. Dailson , seu texto me remete a uma profunda reflexão ... a um mergulho chamado passado ... que hj .. tenho certeza que me provoca aprendizado ... mas, não dá pra negar ... SAUDADE DÓI !!! E, me lembrou de um filme .. "coisas que perdermos pelo caminho" ... já assitiu ?

    Bjos ... continua escrevendo ... sua sensibilidade é necessária !!!

    ResponderExcluir
  2. ola amigo parabém
    vc tem uma mente briante como pastor e escrito
    porquie te falo assim por hoje em
    dia é dificil encontra vesos, palavras é poemas bém laborado nota 100 para vc
    eu conlheço pessoas que escreve mais não bom como vc
    tenho um irmão que ajudou uma amiga fazer um livro de poemas n~gostoina epoca mais meu irmão não é escrito penas pubricou o livro ele é
    ´jonalista agora eradialista
    marcos helle na radio marataja saiu de la vou maosta pra ele como é escrito de verdade se vc não lembra de mi sou andreia marques,, vc aceitou entra no meu orkutespero que sejamos amigos
    gosto de fazer amizade se o sr quise pastor sempre foi lê gostei muito;que Deus quele de sabedori em tudo cada dia mamai,continui em frente mesmo se alquem li quise
    temt a parar mais diga posso todas as coisa na quele que me fotalece

    ResponderExcluir
  3. Bom deixando meu rastro...rs
    Quero primeiro parabeniza-lo e incentiva-lo se e q precisa continuar escrevendo ja sabe como acho legal e importante.....
    Falando de saudade vejo como algo gostoso e doloroso, so sente quem gosta de algo ou alguem n sentimos falta da dor mas sim do q nos fazia bem, porem isso se torna algumas vezes ruim, pq paramos no tempo idealizando voltar a momentos ou trazer as pessoas para perto e nem sempre e possivel, por isso ate mesmo a saudade que e saudavel pode se tornar doentia se n tivermos equilibrio.......Mas quero deixar bem claro sou de sentir saudade sim me faz bem mas aproveito esse sentimento e uso p me impulsionar a novas conquistas ou retornos a lugares reencontros enfim..........


    Bjos de paz!!! que Deus continue te abençoando....a saudade e citada na biblia varias vezes em varias situaçoes.....
    "E não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado por vós, constando-nos as vossas saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito me regozijei." I Co 7.7

    Temos que buscar sabedoria em tudo....

    ResponderExcluir
  4. Pr. Dailson, as vezes não temos muito a oportunidade de expressarmos o que achamos de alguém; mas, hoje estou passando para lhe dizer que te acho um ótimo pregador e excelente escritor. Suas palavras nesse blog, é o retrato de mim mesma. É exatamente assim que me sinto. Mas, tiro do meu passado a lição para o futuro.
    Deus continue te abençoando e te inspirando para continuares escrevendo para nos abençoar.
    Beijos:):) Bellinha.

    ResponderExcluir
  5. Tio, é engraçado olhar pra trás e ver que, tantas vezes, alguns pãezinhos ainda estão no caminho, conforme havíamos jogado para não nos perder. Mas, talvez até mais engraçado ainda é quando resolvemos seguir o rastro dos tais pãezinhos e percebemos que alguns foram levados pelo vento do tempo, outros comidos por pequenos animais do descaso, e ainda há aqueles que, sem um porquê, simplesmente sumiram. São tantos caminhos assim em nossas vidas, né?
    A única coisa que sinto, penso e sei é que, ao final, importa que contemos nossos dias, nossas tentativas, e vejamos que conseguimos, apesar do pesares tão pesados, subir a montanha da fé e alcançar o azul da graça de Deus.
    Só isso importa, só isso!
    Até porque Seus caminhos são mais altos que os nossos e Seu amor, mais real que nossa dor.
    Achei seu texto simples, verdadeiro e bem "você"! Que Deus o abençoe sempre, viu?
    Um beijo grande!=)

    ResponderExcluir
  6. Dailson,tá de+ esse blog,gostei muito do que voçe escreveu.Serto dia eu estava comentando com Jr sobre a pregação do casamento d'ele,que todos gostaram bastante inclusive dos familiares da sua esposa e mais uma vez está comprovado que de todos os dons que o Senhor te deu o maior foi o don da palavra e eu particularente creio que,o que Deus tem para tua vida é algo tremendo.O que falta?

    ResponderExcluir
  7. Como diria Cazuza: o tempo não pára!

    Você não é o único a muitas vezes mergulhar em recordações!
    Procuro ter muito cuidado para aprender com os erros do passado, superar os traumas e angústias (que muitas vezes não é fácil) e recordar os bons momentos.
    Nada poderá apagá-los.
    Jesus sabendo desta verdade joga todas as nossas iniqüidades no lago do esquecimento, pois ele sabe que o que passou jamais poderá ser mudado! O que vivemos jamais poderá ser arrancado de nós! Porém é perigoso vivermos somente nos espelhando no passado, pois corremos o risco de deixarmos de viver o presente e isto refletirá no futuro. Nenhum relacionamento será igual ao outro, nenhuma igreja será igual à outra ( mesmo sendo a mesma igreja, haverá mudanças de pessoas : isto significa que cada momento é único em nossas vidas, jamais se repetirá, você já pensou nisso?). Muitas vezes deixamos de aproveitar bons momentos por banalizá-los e esquecemos que as melhores coisas na vida são as mais simples: conversar com os amigos, brincar com os filhos, simplesmente dizer eu te amo...
    O que acontece é que a ansiedade de vivermos algo que muito almejamos e não estamos vivendo, faz com que tenhamos estas sessões nostalgia! Muitas vezes me pego como uma boba, lembrando, rindo à toa, sonhando (isto é saudade do que já vivi!) e até mesmo inventando. Que bom que não é somente eu que passo por isso!!!!!!
    Quanto a entregar-me de corpo e alma, a razão me diz que eu não devo fazê-lo novamente, pois a minha decepção foi muito grande, todos os meus sonhos de menina foram destruídos! Mas eu acredito num Deus restaurador, por isso espero Nele! Mas eu fico pensando: Que relacionamento superficial, sem graça, seria se eu após este tempo todinho não viver um grande amor, não me entregar a um grande amor! Como diz Fábio Jr. Em uma de suas canções: “No fundo só um louco é que se entrega a um grande amor!” Posso até ser louca, mas quero mergulhar de corpo e alma novamente...

    Sempre avante, o tempo não pára!
    Viver com medo é viver pela metade!!!!!!!!!!!!

    Dailson, coloque mais postagens, pois já respondi a quase todas, pois estou tendo tempo devido a ter terminado agora as primeiras avaliações, mais a frente ficarei um pouquinho off.
    Enfim encontrou alguém que gosta mais de escrever (ou igual) do que você!
    Este é um espaço precioso onde podemos nos expressar livremente. Você está indo muito bem como escritor!!!!!!! Amei o blog!
    Jesus continue te inspirando!!!!!

    ResponderExcluir