quarta-feira, 18 de maio de 2011

UMA QUESTÃO DE RELACIONAMENTOS


Certo dia um homem conhecedor da lei judaica aproximou-se de Jesus e lhe interrogou (Mt 22: 35 a 40): “Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?” Em outras palavras, ele perguntou como Jesus resumiria o entendimento de toda a Lei que Deus deixou por intermédio de Moisés para seu povo. Esta pergunta serve para nós hoje, imagine uma entrevista exclusiva com Jesus Cristo, e a oportunidade de apenas uma pergunta. Talvez esta feita pelo doutor na lei fosse cair bem, mesmo em outras palavras: “Jesus, resume para nós seres humanos, o que fazer para obedecer plenamente à vontade de Deus?”

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. Respondeu Jesus.

Para muitos de nós esta resposta soa simples demais para uma pergunta tão significante, ou quem sabe, foi uma resposta não muito prática ou objetiva para quem está acostumado a querer tudo prontinho e com aplicações diretas, que é bem característico de nossa geração.

Pensando nisto, foi que resolvi compartilhar meu entendimento sobre esta simples e profunda resposta de Jesus Cristo ao uma tão complexa e importante pergunta que muitas vezes passeia em nossas mentes.

Nas palavras do filho de Deus encontramos um tipo de sentimento: o amor, e três níveis de relacionamentos onde este sentimento deve ser empregado: Amar a Deus, amar a si mesmo e amar ao próximo. Cheguei a conclusão de que Jesus respondeu indiretamente que a vida que agrada a Deus resume-se em relacionamentos: primeiro com Ele, depois conosco e em seguida com nosso próximo.

É interessante pensar que em poucas palavras Jesus expressou a vontade de Deus para todos os seres humanos, deixando claro que, se o amor permear todos os nossos níveis de relacionamentos estaremos acertando nosso caminho com o Pai Eterno.

Poderemos avaliar a resposta de Cristo em nossas vidas através de três perguntas: Como vai nosso relacionamento com Deus? Como vai nosso relacionamento conosco mesmo? E como vai o nosso relacionamento com o próximo?

Vou dividir este texto em mais três partes que virão em seguida, um para cada pergunta acima, e que Deus nos ajude a entender e principalmente viver os seus ensinamentos em nossas vidas. Esta é apenas a introdução, não desista....

Com amor e graça,

Dailson

2 comentários:

  1. Amei esse Texto Dailson!!!
    Eu concordo e só acrescento um pequeno comentário:
    É por isso que a humanidade está cada vez mais tão fria e cruel, com certeza é a falta de Deus que se resume nesse versículo bíblico:
    "Se amássemos Deus acima de tudo e de todas as coisas, conseguiríamos amar ao próximo como a nós mesmo!"
    O problema é que não amamos a Deus como deveríamos de fato, por isso que nem conseguimos amar a nós mesmos, e quem dirá ao próximo!
    É por isso que um dos grandes problemas do século hoje se chama RELACIONAMENTO seja em casa, escola, faculdade, trabalho... por falta de AMOR!
    Esse é o segredo AMAR!
    É simples aparentemente, mas na realidade é difícil só conseguimos qdo temos o espírito de Deus e qdo conseguimos Amá-lo com todo nosso coração e com todo o nosso entendimento.
    Amém por essa palavra, vinda dos céus, Deus continue te capacitando, te inspirando e te usando cada vez mais!
    Deus te abençõe!
    Andrea!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pastor pela sua dedicação e amor que demonstra a obra de Deus em tempos de pastores profissionais é raro ver pastores por vocação.

    ResponderExcluir