domingo, 1 de maio de 2011

Os sonhos mais lindos sonhei...

De volta à blogosfera...

Por várias vezes ensaiei uma volta ao meu blog, algumas delas ainda parei, meditei e rabisquei algumas coisas, mas não senti impulsos suficientes para voltar a expor minhas idéias, meus sonhos, conceitos, certezas e dúvidas. Acredito que com este texto estou voltando a navegar no mar dos blogueiros. Não escrevo por necessidade, nem para agradar a mim ou a outros, não tenho intenções de transformar este espaço em um meio de promoção ou ganho financeiro, o que faço é por amor ao que faço, e por isto preciso estar realmente motivado e inspirado para escrever.

OS SONHOS MAIS LINDOS SONHEI...

Depois de uma noite muito alegre com alguns dos meus amigos, regada por crepes, relâmpagos e trovões, e, antes de dormir, a minha cabeça ainda ruminava as conversas calorosas desta última sexta-feira a noite, então conclui e escrevi:

“Os mais consistentes e valorosos sonhos são aqueles construídos a partir da dura realidade da vida como ela é.”

A calorosa conversa (nome bondoso para uma discussão conflituosa) naquela mesa viajou por muitos terrenos das nossas vidas, pois gosto de levantar questões que põe em cheque alguns conceitos engessados, tanto os meus, quanto dos meus amigos, e com certeza isto gera polêmica. Tenho por objetivo, abrir oportunidades de repensarmos constantemente nossos aprendizados, afinal de contas, “eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”

Um destes terrenos que pisamos foi na questão, ou seja, na luta entre o sonhador e o cético. Esta disputa surgiu no momento em que revelei alguns do meus conceitos sobre vida e seus [des]encantos e sobre encontrar aquele ou aquela pessoa que vai nos fazer [in]felizes para sempre. Em se tratando disto, não costumo ser fantasioso ou me auto-iludir na tentativa de deixar mais bela a realidade destas coisas.

Sou consciente que vivo em um mundo caótico, em processo de ruína social, ecológica e moral causada pelos seus próprios habitantes.
Na minha leitura, a vida neste mundo nem sempre segue uma lógica racional, e a injustiça é quase sempre uma indesejável companheira de viagem que nos pega de assalto e nos deixa cheios de dúvidas e indignações.
Entendo hoje que o relacionamento a dois, que faz com que somente a morte os separe, não depende exclusivamente de termos encontrado a única pessoa certa para nós, no estilo alma-gêmea (novela global). Descobri que até posso achar a pessoa certa, mas que não vai ser suficiente achar e casar, pois durante o casamento se ambos não se esforçarem para construir um relacionamento sadio, duas pessoas certas podem dar errado.
A esta altura do campeonato, até você que está lendo deve ter chegado à conclusão: “Realmente ele é cético, possivelmente desiludido com a vida e mal amado.”

Eu pensei alguns segundos: sou cético mesmo? A minha maneira de pensar o mundo, as pessoas, a fé e os sonhos, são de alguém movido pelo ceticismo (Aurélio: estado de alguém que duvida de tudo; descrença;)?
Por não aceitar mais viver na “ilha da fantasia” da minha existência e por encarar o mundo de uma forma não romântica, nem inocente não me tornaram alguém cético, insensível, desiludido ou pessimista, e quem me conhece um pouco mais sabe disto.

Para que nossos sonhos sejam coerentes, precisam ser iniciados a partir da realidade, das dificuldades, da perspectiva real das nossas limitações e carências. Não se constroem sonhos a partir de sonhos.
Os maiores sonhos de liberdade surgiram nas mentes daqueles esquecidos nos calabouços das prisões.
Os sonhos mais lindos de libertação dos preconceitos humanos surgiram daqueles homens e mulheres marginalizados por sua cor, sua pobreza e suas limitações físicas.

Vivo em um mundo caótico sim, mas sonho com um reino que dará ordem ao caos, um reino em que os homens são iguais, em que encontramos esperança de dias melhores e que nos trasforma em sal e luz dentro desta caixa de pandora, um reino que já tem transformado o meu mundo, e que já faço parte dele: o reino dos céus.

Sei que a vida não tem sempre uma lógica, que muitas vezes semeamos uma boa semente, regamos com cuidado e amor na expectativa de uma excelente colheita, mas que pode acontecer uma grande tempestade e que vai arrasar toda a plantação. Mas sei também que o Deus que dá o crescimento à minha plantação, é o mesmo que me dará forças para recomeçar o plantio após a tempestade, e que vai sensibilizar o coração de outros filhos seus para chorar junto comigo no temporal, e me encorajar no replantio.

Podemos sim ser vítimas da injustiça, e até dos infortunos que a vida nos apronta, mas sei que não estarei só em nenhum momento, e que as adversidades que enfrento me tornam mais forte, mais maduro e mais preparado para a vida, pois estou ciente de que todas as coisas cooperam para o meu bem, que amo a Deus e fui chamado segundo o seu propósito.

Sonho em viver um grande amor, que não seja eterno apenas enquanto dure, mas que seja eternizado no dia a dia, nas decisões, nos perdões, nos princípios do criador para a família.
Sonho em encontrar alguém não apenas que foi segundo a vontade de Deus, mas que estará disposta a juntos, buscar esta vontade a cada instante da vida a dois.

Tenho os pés no chão, pois eles me dão estabilidade e segurança para que meu coração possa ter sonhos consistentes e valorosos juntos ao meu Deus.

Com amor e graça

Dailson

10 comentários:

  1. Caro Pastor Dailson, li o seu texto sobre "os sonhos mais lindos...", em princípio achei que tinha um pouco de gozação, mas depois resolvir ler com mais calma e achei interessante. É claro que irei comentar algo, mas preciso de mais fôlego, pois as sua colocações são muito coerentes com a nossa cruel realidade, mas que ao mesmo tempo consigo enxergar uma sensiblidade fora de série e isso me confunde e deixa-me sem chão. Não consigo ainda me sentir calma com algumas de suas conclusões, apesar de serem realistas. Creio que sou uma dessas sonhadoras que sonham os sonhos mais lindos, com amor e com toda intrepidez que há em mim, mas que também me permito ser realista. O engraçado é que tive a impressão que sou bastante sonhadora e realista e você bastante realista e sonhador kkkkkkk, nesse caso a ordem dos fatores alteram o produto kkkkk. Mas é claro que assim que voltar o meu fôlego normal, irei ler e reler o seu blog, e então, possivelmente, irei fazer um comentário dirigido ao texto.


    Um forte abraço, Keyla.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dailson tudo bem?
    Essa estar sendo a minha primeira visita nesse mar de pensamentos, idéias, sonhos, conceitos, certezas e dúvidas!
    Após lê o mais recente texto, isso é o que eu chamo de verdadeiro banquete!
    Bom mas o que gostaria de deixar registrado, além da minha satisfação e deslumbre com mais um dom abençoado que Deus lhe deu, é com relação ao texto mais recente.
    Pois aos demais textos estarei navegando e mergulhando com calma, para poder então me alimentar.
    Após ler seu texto pensei em algumas coisas que me vieram à mente que gostaria de compartilhar com você também.

    1- “Os mais consistentes e valorosos sonhos são aqueles construídos a partir da dura realidade da vida como ela é.”
    Fico muito feliz em saber que existe mais uma pessoa nesse mundo:
    Que vive, apanha, sofre, cai, se machuca, chora, às vezes se enfraquece e pensa até em desistir, mas que apesar de tudo isso que se chama, A ARTE DE VIVER, NÃO DESISTE, CONTINUA LUTANDO, LUTANDO, CONTINUA ESCALANDO A MONTANHA ATÉ CHEGAR AO SEU CUME.
    Porque é nessas lutas que Deus nos presenteia, nos dando os ensinamentos de como aprender a viver, de como aprender com tudo isso e tirár-mos lição, tendo como objetivo de nos aperfeiçoar, de nos moldar, e de crescermos como seres, pessoas (intelecto, mental, espiritual, emocional...).
    E nessa dura e árdua caminhada, tomando decisões certas e errada, pois nós somos os únicos responsáveis por cada decisão tomada, cientes de que cada uma delas trará o retorno para nós mesmos, é que às vezes a vida é desenhada com os espinhos que crescem no decorrer dela, para que depois venham nascer, crescer e desabrochar as flores.
    É por isso que somos verdadeiros (as) metamorfose ambulante, quando penso em nós, em processo contínuo, constante de metamorfose, lembro-me de dois processos dolorosos, ou melhor, de dois animais:
    A borboleta (antes de chegar a ser borboleta, antes ela era uma lagarta;
    E a outra é a águia (a mesma passa por um processo tão doloroso para atingir seu mais belo processo de renovação.
    Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou ... enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias.
    As águias frágeis, desprovidas de coragem, sucumbem ao envelhecimento.
    As mais corajosas, valentes e audaciosas tomam uma decisão radical: se refugiam no alto de uma montanha e iniciam um processo de automutilação.
    Se esse processo da águia é lenda ou não, lembro-me de nós (seres humanos).
    Às vezes temos que mutilar, tirar, arrancar de nós o nosso eu, tirar vícios, costumes, desejos que não vão trazer a nossa felicidade real;
    Para então viver os sonhos e os ensinamentos de Deus.
    ...

    ResponderExcluir
  3. 2- Quanto a “encontrar aquele ou aquela pessoa que vai nos fazer [in] felizes para sempre.” Esperamos claro sempre, que felizes para sempre.

    Depende também de nós, concordo quando você diz, e acrescento algo mais:
    Entendo hoje que o relacionamento a dois, que faz com que somente a morte os separe, não depende exclusivamente de termos encontrado a única pessoa certa para nós, no estilo alma-gêmea (novela global). Descobri que até posso achar a pessoa certa, mas que não vai ser suficiente achar e casar, pois durante o casamento se ambos não se esforçarem para construir um relacionamento sadio, duas pessoas certas podem dar errado.
    Realmente mesmo encontrando a profissão certa, o emprego, o amigo, a casa, o jardim, o animal, o ministério, a pessoa amada certa.
    Tudo isso acima citado se você encontrou como você sonhou, desejou se você não procurar fazer de forma correta, eficaz, cuidar, tratar, der a devida atenção, o devido cuidado, se você não amar, se você não construir juntos, tudo isso irá murchar, morrer, acabar.
    Como eu opinei anteriormente as “desilusões” da vida, não é para nos esmorecermos, desistirmos, devemos usar tudo que estar ocorrendo ao nosso redor (seja bom ou ruim aos nossos olhos), não é para desistirmos, mas é para entendermos que elas servem para:
    Crescer-mos e nos aperfeiçoar-mos mais, para alcançar-mos algo maior e melhor, ou até para chegar aos nossos objetivos que às vezes não é fácil, ou entendermos que talvez o nosso objetivo não seja o melhor para nós, talvez exista algo maior e melhor para nós.

    Lembrando sempre que quando sabemos em Deus qual o nosso objetivo aqui na terra, a desilusão dessa vida serve para alcançar-mos a tão gloriosa vida que Ele nos reservou.
    Pois as adversidades que nós enfrentamos realmente nos tornam mais fortes, mais maduro e mais preparado para a vida, cientes de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e que foi chamado segundo o seu propósito.

    Certo Dailson que esse sonho um dia se tornará realidade:
    “Em viver um grande amor, que não seja eterno apenas enquanto dure, mas que seja eternizado no dia a dia, nas decisões, nos perdões, nos princípios do criador para a família.
    “Em encontrar alguém não apenas que foi segundo a vontade de Deus, mas que estará disposta a juntos, buscar esta vontade a cada instante da vida a dois.”

    Que o Senhor continue te usando para honra e glória Dele, com toda ousadia dada por Deus!

    Amém!

    Kisses and Hugs!

    Andrea Santos

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Pr. Dailson,



    Bem, Li o seu blog algumas e tantas vezes .... , com o fim de conhecê-lo melhor e de conseguir chegar a uma conclusão sobre os seus pensamentos de uma maneira racional, então percebir que em tudo que você escreveu tem muito fundamento e razão. Mas também percebir que durante a nossa conversa no restaurante cada um de nós temos histórias diferentes de vida, temos personalidade, cultura, educação, bem como, maneiras diferentes de absorver os problema da vida e as vezes um pouco semelhante, mas em fim, somos diferentes e o que mais me impressiona é que temos um Deus que consegue lidar com todas essas diferenças de maneira diferente, respeitando as nossas limitações, frustrações, sonhos, dentre outras coisas, Ele consegue lidar conosco de maneira harmoniosa se assim permitirmos, sermos lapidando e moldados de acordo com o Diz o livro de Jeremias (Cap 18), eu sou vaso e Ele o Oleiro, e se assim cantarmos e nos permitimos (eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do Oleiro, quebra a minha vida e faze-a de novo .....) assim como o nosso caráter que vai sendo moldando ao Dele, assim também, creio, são os nossos sonhos também. E que sonhos meu Pastor, são os mais lindos mesmos, porque são os sonhos de Deus em nossas vidas, se assim permitirmos ser moldados, não como marionetes, mas por obediência (onde muitas vezes não é fácil e nem tão romântico, porque abrimos mãos de nós mesmos) e com a certeza de que a sua vontade e sonhos são melhores do que os meus mais lindos sonhos. Ele é soberano, Pai amoroso, cuidadoso e jamais colocará um fardo maior que eu não possa carregar e "se" colocar me capacitará para tal situação, onde dessa maneira conseguirei carregá-lo sim. Dou glória a Deus por todas as experiências que passei e ainda vou passar porque todas elas me fizeram ser quem eu sou hoje, todas elas me proporcionaram a ver Deus (Dt. 8) e a sentir sua maravilhosa graça, como vejo hoje e tudo para saber que Ele existe, e que posso conhecê-lo de perto e não de ouvir falar, bem como aprender que não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Vejo minha experiência como fontes de crescimento e que tudo está contruindo pra mim, não vejo como perdas, vejo como crescimento para que os propósitos de Deus sejam concretizados na minha vida. Visão romântica, talvez seja para alguns, mas o próprio Deus me disse que as coisas do Seu Reino são loucas para o mundo. Se ser Alice no país das maravilhas é confiar na soberania, misericórdia e graça divina, então estou no rol desse sonhadores. Sabe pastor, sou muito nova na caminhada com Cristo, mas creio que quando Jesus falou que o amor de muitos esfriaram, Ele também incluiu esse contexto, vejo que as pessoas estão deixando de crer na teologia do controle divino e estão se deixando esfriar porque os "seus " sonhos foram frustrados, tornando-se pessoas céticas, sem a presença do amável óleo do Espírito, nos falando " apesar de tudo que você viveu meu querido, você ainda está vivo e com vida", isso é o que é mais difícil hoje, é passar por alguns tsunames da vida e continuar com vida, com um olhar colorido do Espírito. Vejo muitos mortos ambulantes também, sem vida dentro do "próprio corpo de Cristo", vejo alguns homens de Deus com atitudes farizaicas e religiosos que pensam que estão no caminho da salvação, perdendo Jesus no caminhar de suas vidas. Como ja disse, talvez para alguns, a minha visão até soe como romantismo, mas para mim, a minha visão soa como fé, esperança e amor na meu Aba, soa como paixão pelo noivo. Mas voltando um pouco a ação de Deus em nossas vidas, é que fico impressionada de como esse Deus consegue lidar com todos nós, do mais sonhador ao mais cético, do que se deixou endurecer pelas circunstância da vida aos que se permitiram continuar sonhando, vejo a misericórida divina agindo em todas elas, é claro que com alguns ajustinhos necessários por parte do Oleiro, mas nos amando de maneira estrondante e apaixonada.



    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu nem li direito, porque não estou com paciência. Mas uma leitur dinâmica, fez-me pensar que se a a tepria do caos for verdade, então viver o caos é a coisa mais lógica desse mundo, porque todo processo de mudança e transformação para um estágio de superioridade e superação surgem a partir do caos, à priori. Este é locus da questão. Viver um eu ideial (sonhos) a partir do meu universo singular é priorizar a minha subjetividade, e o outro ideial (o amor idealizado) é a pura projeção. Ou seja, quando amamos projetamos no outro o singular da perfeição. Essa idéia não é minha, foi extraida do "reclame" do sonho de valsa. Então quando nossa proejação idelalizada do outro cai em ruína, mas mesmo assim mantemos o equilíbrio, podemos deduzir que é amor.
    Bem, como comentararista do seu blog, porque assim você me elegeu quando me convida para ler, me sinto à vontade para dizer que o seu texto é auto-referente, com conteúdos de uma grande necessidade de encontrar um amor.
    Pois bem, depois da física quântica o positivismo lógigo foi colocado entre parênteses e com várias interrogações.
    Então eu pergunto:
    O que é o amor?
    O que é paixão?
    O que torna nossas vidas um caos?
    Será que não somos protagonistas de nossas infelicidades que tanto estamos a reclamar e protestar?
    Será que entendemos mesmo o modus operandis de Deus em nossas vidas?
    Por que tanta "auto-fragelação" e vitimização diante dos percalços da vida? A falta d amor, da realização, a falta disso, daquilo e aquilo outro.
    Percebemos que somos responséveis na grande maioria pelo nosso sofrimento, que lugar de conforto é este que estamos a fomentar? Sofremos porque há um gozo nesse sofrimento? Ou porque a vida é assim mesmo?
    Sei não, mas entendo que nos somos responsavéis pelas nossas formar de funcionar
    Não sei, são só conjecturas. Coloco em xeque seu modo de pensar. Quem boicota nossas vidas, somos nós mesmo, talvez seja nosso modus operandis de nos defender, de nos poupar do sofrimento.
    Tenho uma sugestão. Leia o Pequeno Principe, é uma literatura infantil, mas com conteúdos de adultos, vai ajudar nas tuas indagações.
    Comece a viajar ao coração do outro, saia desse lugar de conforto, querendo que só os outros viajem ao seu coração. Lembra desse texto? Você quem escreveu.
    Eu li uma frase 50% das palavras são de quem escreve e 50% são de quem as ler. Qual é a tua porcentagem quando você escreve?
    É isso mesmo, eu estou chamando você a responsabilidade de sua vida. Só você é quem vai responder por ela, nem por procuração outra pessoa pode responder. Eu to sendo dura né?
    Oh, Dailson, vou começar a cobrar pelos meus comentários dos seus textos, porque acho, sem modéstia nenhuma, você tem razão.Meus comentários são bons mesmos kkkkkkkkkkkkk

    Inté

    Iris

    ResponderExcluir
  6. Reflexao:
     
    ''Já escondi um AMOR com medo de perde-lo, já perdi um AMOR por esconde-lo
    Já segurei nas maos de alguem por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas maos.
    Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.
    Já passei noites chorando ate pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.''


    Clarice Lispector


    Tá vendo que coisa linda de Clarice?
    Fica tranquilo. Qaundo tudo está parecendo errado, é proque está dando certo.

    "Deus sempre fecha as portar erradas, sabendo Ele que nós, na nossa arrogãncia com certeza entraríamos, e abre as portas que aos nossos olhos parecem erradas, mas para Ele essa é a porta certa, e até ela Ele nos conduz" Obrigada Senhor, tudo isso é muito massa mesmoooooo.
    Esse pensamento é meu. hehehehehehe


    Tu esqueceu foi? Que os crentes (de verdade) são os únicos que podem dormir muito. Ele cuida de nós até dormindo... então relaxa.

    ResponderExcluir
  7. Iris, Não a conheço, mas amiga parabéns pelos seus comentários aqui exposto!!!
    Os mesmos não são empíricos têm base.
    Que o senhor continue lhe usando, lhe dando o dom de interpretar as incógnitas da vida, kkk!
    Amei os dois últimos textos, postados em:
    4 de maio de 2011 20:41;
    4 de maio de 2011 21:01.

    ''Já escondi um AMOR com medo de perde-lo, já perdi um AMOR por esconde-lo
    Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.
    Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.
    Já passei noites chorando ate pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.''

    Clarice Lispector

    Essa Clarice Lispector, parece comigo kkkk.

    AMEI!

    Um abraço amiga, fica com Deus!!!

    Andrea Santos

    ResponderExcluir
  8. Reflexão

    Sonho X Ceticismo

    Os sonhos são as manifestações dos nossos desejos inconscientes
    A realidade é a manifestação simplista de se envolver responsavelmente pela nossa vida, pois está no campo do nosso domínio, ou não.
    Sonhar não faz pra ninguém. Até porque os sonhos podem ser mecanismos de defesa para encarar a dura realidade. No entanto, um dia, por tanto viver de sonhos, podemos cair da cama e perceber que a vida passou, o tempo passou e levou todos os nossos sonhos, porque passamos a vida toda sonhando acordado. Então, acorda!


    Iris M

    ResponderExcluir
  9. Olá Dailson!
    Fiquei muito feliz por você voltar a escrever no seu blog.
    Seus escritos, seus ensinamentos, realmente levantam questões e nos levam realmente a repensarmos nossos aprendizados.
    Realmente os sonhos construídos a partir da dura realidade da vida são os mais consistentes. A vida não é tão dura, temos momentos de muitas felicidades, realizações.
    Não precisamos fantasiar; alegria, abraço, carinho são reais. O mundo vive um caos e nós temos A Paz, a verdadeira!!! Cristo é real é a vida, com ele o fardo leve o julgo é suave.
    O povo de Israel na dura realidade no Egito sonhava com Canaã, passaram pelo deserto poucos continuavam sonhando e dois realizaram o seu sonho porque persistiram e porque foram otimistas.
    Dailson creio que você não é cético, porém está lhe falando romantismo nas suas palavras. O Senhor Deus vai realizar as bodas do Cordeiro e fala nisso com grande carinho quando enfatiza como será o momento. E como A Igreja sua noiva viverá pára Ele.
    Continue com seus sonhos com pés no chão, pois vida a dois, são dois juntos com Cristo, em tudo que fizer a para tudo o que vier.
    Para o cético no Livro de Eclesiastes O homem tem de se conformar com sua pequenez e aproveitar, sempre que possível, o que a vida tem de melhor:
    "Vá, coma seu pão em contentamento, ...
    Alguns parágrafos no último capítulo do Eclesiastes parecem ter sido acrescidos por um editor e basicamente desdizem as afirmações mais perturbadoras do autor original. A probabilidade de eles serem de um autor secundário é alta porque eles aparecem logo depois de uma fala que espelha exatamente a abertura do livro, quase como um refrão. Os autores antigos costumavam usar essa estrutura em espelho, ou "inclusio", para fechar seu raciocínio. A frase final quebra essa unidade, dizendo:
    "O resumo do tema, no fim das contas, é: reverencie a Deus e observe seus mandamentos! ... "
    Por isso eu quero está em metamorfose pois todos precisamos nos tornar “adultos”, todavia as opiniões baseadas na Palavra não devem ser reformadas.
    Só para lembrar José era um sonhador com pés no chão. “Na história de José o narrador domina perfeitamente a arte de empolgar o leitor, introduzindo continuamente elementos novos, imprevistos. Após José ter sido vendido como escravo no Egito, deixa o autor que o leitor tome fôlego por um instante: José acha graça aos olhos do seu amo e parece que a sorte lhe tenha sorrido novamente. Mas, eis que surge a primeira surpresa sombria. Inopinadamente, José cai na prisão, absolutamente inocente. Por um momento aparece-lhe na prisão um raio de esperança - José encontra-se com o copeiro-mor de Faraó, interpreta-lhe direito o sonho, obtendo a promessa de se interessar por ele. Mas, como só ia acontecer entre gente graúda, o copeiro-mor esquece-se completamente de José. Somente dois anos depois, quando todos os sábios do Egito não lograram interpretar o sonho de Faraó, é que o copeiro-mor se lembra de José, e então soa a hora de sua grandeza”.
    Se você diz que sonhou os sonhos mais lindos... você ainda não viu nada... continue sonhando.
    Deus te dará o melhor porque você tem seus sonhos junto a Deus. Deus te abençoe sempre.
    Célia Maria

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto...parecido com nosso papo não foi??

    Concordo...nada melhor do que sonhar com os pés muito bem firmes no chão.

    Karla Morgana.

    ResponderExcluir