sexta-feira, 6 de maio de 2011

A MAIS MISERÁVEL DAS POBREZAS



Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; (Ap 3:17).

Após ouvir uma pregação de Ed René Kwitz, comecei a refletir sobre os tipos de pobreza, e dentre eles quais os piores.

Para começar quero deixar claro que a definição de pobreza não é nada romântico ou agradável, e, segundo o dicionário, é escassez, indigência, penúria, pouca abundância, pequeno número. Este termo, em nenhuma colocação bíblica ou pessoal pode refletir algo desejável, ou alguma virtude, como alguns chegam a pensar.

No sermão da montanha pronunciado por Cristo, encontramos os “pobres de Espírito,” e os que, no texto, são chamados de bem aventurados, não osão por serem pobres de Espírito, mas por esta condição lhes garantir como recompensa o Reino dos Céus. A bem-aventurança não esta no que eles são, mas no que receberão por serem o que são.

Há a tão comum “pobreza de bens materiais”, a qual encontra neste mundo uma generosa fatia da população, calcula-se que 1,7 bilhão de pessoas se encontram neste nível. Normalmente esta é a pobreza mais falada, mais discutida, mais relacionada ao nome.

Mas há aquela que considero a mais degradante, a mais miserável de todas: “a pobreza de humanidade”. Gente que tem escassês de amor ao próximo, gente que é quase isenta de se envolver com a carência alheia, que se tranca em seu mundo particular, fechando todas as possibilidades de enxergar algo além do seu umbigo.

E estes miseráveis seres [quase] humanos estão espalhados em todos os níveis sociais, instituições e religiões. Jesus cita o exemplo de dois líderes religiosos que encontram um semelhante caído à beira da estrada, espancado, vítima de outros seres [quase] humanos, e que passam de largo, atravessam a calçada, para que não haja aproximação, e consequentemente envolvimento com o mal alheio. É gente que sua agenda, seus bens e seus caprichos são mais importantes que qualquer semelhante em apuros.

Atualizando esta história, quantos destes “pobres de humanidade” estão dentro de seus carros confortáveis, e ao se aproximarem de um semáforo, fecham seus vidros para o seu próximo necessitado, pois não podem atravessar a calçada, como fizeram os lideres religiosos da parábola. Ainda encontram desculpas baseadas no seu egoísmo, alegando falta de segurança, esquecendo da possibilidade de uma real pobreza e necessidade daqueles que estão do outro lado do vidro.

Não menos desumanizados, estão aqueles que negam nas ruas a um pedinte, as mesmas moedas que lhe incomodam o volume e o peso nas suas carteiras, demonstrando assim, mesmo que neguem, o lema de que: “Pra mim, você é problema seu.”

Passo a ver como é difícil para os pobres, carentes e necessitados deste mundo, encontrar-se com Deus e receber dele o seu amor e o seu suprimento, pois aqueles que muitas vezes se dizem seus filhos, não se tornam instrumentos deste amor e das ações que reduzam suas necessidades.

Precisamos repensar um pouco mais sobre qual a maior pobreza que nos atinge, para que dentro de nossas confortáveis e acomodadas vidas não sejamos encontrados por Deus como coitados, miseráveis, pobres, cegos e nus.

Com amor e graça,

Dailson

3 comentários:

  1. A pobreza insiste em existir em várias situações, econômica, social, espiritual e em vários outros sentidos, a cada dia ela vem crescendo no mundo de uma forma desenfreada, mais no meu caso não mim sinto pobre em nenhum sentido, talvez ao escrevendo este texto esteja sendo egoísta, mais tenho Deus, que nas horas de dificuldade mim consola mostra caminhos para que eu venha à busca ajuda, pois o que fazemos hoje tem conseqüência no futuro tanto boas como más, uma força que sempre mim ajuda, (perseverança) se você não tem hoje, amanha poderá ter ”espere” a paciência é muito importante nestas horas, se você não pode comprar então peça, se você não receber aquilo que foi pedido não tem problema, não era para ser seu, espere e lute, pois um dia pode ser, e se você não conseguir nada, pois acho impossível, tenha fé, esperança e acredite que o dia que vem pela frente pode ser melhor do que foi o de hoje, sei que eu não posso colocar-me no lugar de uma pessoa que não mais acredita no sentido da vida que não tem forças para lutar e meios. (TUDO VAI PASSAR e DEUS vai ajuda não importa a hora ou o momento nem tão pouco o ano só temos que esperar ele tem algo para todos nós).
    Porem temos visões diferentes em um sentido, no ponto em que você fala dos cruzamentos das cidades onde não abaixamos os vidros de nossos carros, onde seres humanos vivem de forma absurda pedindo apenas um pouco de ajuda, aqueles que realmente precisam geralmente não fazem isto, e no mundo de hoje criado por nós existe a violência e por causa de um, todos pagam.
    Quando eles realmente precisam procuram apoio em casas de ajuda, instituições, ONGs e vários outros meios, têm pessoas que precisam de ajuda, e as ajudarei sempre, mais imagino quando vejo uma criança ali apenas com 5, 6, 7 anos o corpo tão frágil, sem saber o porquê, só porque seus pais disseram que não tinha comida e ele tinha que pedir como uma criança desta vai crescer sem saber que ela tem que lutar que ela tem que vencer as dificuldades e que nunca poderá fazer aquilo com seus filhos, nunca vai mudar? Sim a educação também pode mudar uma vida mais para isto acontecer tem que ter coragem de vencer e vontade de mudar e não ficar lamentando a vida sofrida.

    ResponderExcluir
  2. Eita amigo esse texto foi demais. Simples, direto e com conteúdo consubstacial.

    Parabéns!

    Uma lição de Equilíbrio:

    Eu acompanhava um amigo à banca de jornal. Meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro.
    Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.
    Quando nós descíamos pela rua, perguntei:
    - Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?
    - Sim, infelizmente é sempre assim.
    - E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
    - Sim, sempre sou.
    - Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
    - Porque não quero que ele decida como eu devo agir.
    Nós somos nossos "próprios donos".
    Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros.
    Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.

    "Para saber quantos amigos você tem, dê uma festa."

    "Para saber a qualidade deles, fique doente."
    Autor desconhecido.


    “As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes.''“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade.” 'As pessoas MAIS FELIZES NÃO TEM, necessariamente, as 'MELHORES' COISAS. Elas simplesmente APRECIAM aquilo que tem'



    Iris M

    ResponderExcluir
  3. O autor deste texto, com certeza, ajuda todos os necessitados das ruas, incluindo oa crackeados e macumbeiros, a continuarem no pecado, todo dia, sem acabar a paciência e sem se importar com o mal cheiro.
    Pois ajuda verdadeira não vê direção de fé nem higiene.

    ResponderExcluir